segunda-feira, 26 de março de 2007

Escolhendo um Subwoofer

Assim como nos players não se deve dar muita atenção as potencias comerciais divulgadas com o intuito único de atrair clientes (potências PMPO), o mesmo cuidado deve ser tomado ao se escolher seu subwoofer. Porém, neste caso, não apenas a potência RMS é importante, mas também outros fatores devem ser levados em consideração na hora da escolha.

Temos em nosso mercado uma grande diversidade de subwoofers, podendo estes serem de vários tamanhos sendo mais comuns subwoofers de 8 a 15 polegadas, com potencias de 100 wrms até 3.000wrms.

Não se engane, um subwoofer de 1000wrms (por exemplo), ao contrario do pensam, não necessáriamente irá reproduzir maior intensidade sonora. A potência RMS se resume em quantos watts RMS o subwoofer aguenta sem queimar. Portanto, um subwoofer de 300wrms alimentado por um amplificador de 300wrms, fornecerá a mesma intensidade sonora que um subwoofer de 600wrms alimentado pelo mesmo amplificador de 300wrms, se ambos os subwoofers se diferenciarem somente na potência.

Então como saber qual subwoofer irá tocar melhor para o seu caso ?

Vários fatores devem ser levados em consideração. como a potência em watts RMS que ele suporta, a sensibilidade e a área do cone (tamanho do subwoofer em polegadas) são os principais fatores a serem analizados, assim como a sua adequação ao amplificador que será utilizado.

Para entendermos melhor, basta ter em mente que teremos uma maior intensidade sonora quado tivermos maior sensibilidade, maior área de cone e maior potência aplicada, sendo que um ganho de 3db representa o dobro da intensidade sonora.

Se tivermos, por exemplo, um subwoofer de 12 polegadas e 90db/m de sensibilidade, alimentado por 200wrms, para obtermos o dobro da pressão sonora temos três saídas: aumentar a area do cone, aumentar a potencia aplicada (desde que o subwoofer suporte), ou aumentar a sensibilidade.

Assim, teriamos o dobro da pressão sonora nas três hipoteses:

1- aplicando 400wrms em um subwoofer com mesma area de cone e mesma sensibilidade. (o dobro da potência equivale ao dobro da pressão sonora)

2- dobrando a area do cone trocando o subwoofer por um maior ou aumentando a quantidade de subwoofers, desde que mantida a potencia aplicada e a sensibilidade. (o dobro da área do cone equivale ao dobro da pressão sonora)

3- trocando o subwoofer por um com 3db a mais de sensibilidade aferidos pelo mesmo metodo. (3 Db a mais equivale ao dobro da pressão sonora)

Potanto, conforme o que foi explicado, é perfeitamente possível termos um subwoofer de 500wrms "tocando mais" que outro com o dobro da potência, então não se iluda com potências absurdas porque em muitos casos elas servem mais para atrair clientes.

E como escolher entre subwoofers de 8, 10, 12, ou 15 polegadas ?

Tal escolha deve levar em conta o tipo de musica e a prioridade do sistema de som que se prentendo montar. Falantes menores tendem a ter resposta mais rápida, mais precisa, o que é necessário para a reprodução de musicas com batidas rapidas como rock. Por outro lado, subwoofers maiores, como os de 15 polegadas, além de fornecerem maior intensidade sonora devido a maior area do cone, tendem a ter uma resposta de graves mais profundas, adequando-se melhor para a reprodução de musicas estilo black music. (outros fatores também deverão ser levados em consideração. como por exemplo a construção da caixa do subwoofer)

Bobina dupla ou Bobina simples ?

Para reforçar o artigo "Os Profissionais do Ramo", uma das coisas que se pode ouvir em lojas de instalação de som automotivo que não entende nada do que está fazendo é que a diferença entre um subwoofer bobina dupla para um de bobina simples é de que o primeiro "bate" o dobro do que o segundo. Errado!

Na realidade, os fabricantes fornecem subwoofers de bobina simples ou bobina simples com a única finalidade de termos uma maior facilidade de ligação em diferentes amplificadores, assim como facilitar a associação entre diversos subwoofers. Em um exemplo simples, um subwoofer de bobina dupla 2+2 ohms, pode ser ligado tanto em um modulo mono que forneça potência maxima em 4ohms, assim como em um modulo mono que forneça potência maxima em 1ohms, ou mesmo em um modulo que aceita apenas ligação em esterio de 2ohms em cada canal. Por outro lado, um subwoofer bobina simples de 4ohms, somente será adequado para um amplificador mono que forneça potência maxima em 4ohms.

Esta é a única razão para termos em nosso mercado subwoofers bobinas simples e subwoofers com mais de uma bobina.

Resposta de Frequência

Subwoofer, como o próprio nome faz crer, é um tipo de alto falante projetado para reproduzir subgraves (frequências sonoras abaixo de 100Hz).

Portanto, na escolha de um subwoofer, é importante atentar para a resposta de frequência do mesmo, que deve ser a mais plana possível entre 20Hz e 100Hz. Por outro lado, a grande maioria dos subwoofers existentes no mercado (pelo menos os mais acessíveis) se destacam mais ou em frequências mais baixas (menos de 50Hz) ou em frequências mais altas (50Hz a 100Hz) e isso, juntamente com outras caracteristicas como a sensibilidade do falante, ajuda a definir se o subwoofer será melhor adequado para sistemas que visam exclusivamente som interno, ou som misto/externo (SPL).

Nenhum comentário: