domingo, 25 de março de 2007

Os Profissionais do Ramo

Em qualquer área encontramos bons e maus profissionais e, infelizmente, na área de instalação de som automotivo, a grande maioria é a de maus profissionais, que quase que invariavelmente cobram caro por um serviço de péssima qualidade.

Em qualquer projeto de sonorização automotiva, o resultado final depende tanto da qualidade dos acessórios quanto do serviço de instalação dos mesmos, e muitas vezes quem pretende instalar um som em seu carro procura economizar justamente na instalação ou em acessórios que entendem serem menos necessários, ou simplismente é enganado por não ter noções sobre o assunto que o ajudariam a evitar os picaretas do ramo.

As atrocidades cometidas por lojas de instalação de som automotivo são muitas. Antes de procurar me informar melhor sobre som automotivo, sofri na mão dos instaladores por diversas vezes, sendo que na ultima vez que procurei por tal serviço foi para que projetassem um caixa "selada" para o meu subwoofer JBL GT122. A caixa, que como a sua definição sugere, deveria ser selada, tinha um furo enorme no compensado, compensado este, a propósito, que era bem mais fino do que o adequado para aquele falante. Foi isso que me fez optar por entender melhor sobre instalação de som automotivo e até mesmo projetar e montar as minhas próprias caixas, frente a dificuldade de encontrar profissionais competentes neste ramo, que cobrassem um valor justo pelos seus serviços.

Em breve pesquisa na internet, pude perceber que eu não fui o único a sofrer nas mãos de instaladores de som automotivo e os relatos são absurdos para quem tem noção basica sobre o assunto. O erro mais frequente está na construção de caixas para subwoofers e no dimensionamento dos cabos de alimentação, chegando ao absurdo de vermos amplificadores com potência acima dos 500wrms "alimentados" por cabos de 5 metros de comprimento e apenas 8mm de espessura. Muitos não sabem para que servem os dutos de uma caixa "dutada" (alguns até acham que servem para resfriar os subwoofers!) e outros não dão a minima importância em selar as caixas do tipo "seladas", provavelmente por preguiça. O resultado disto não poderia ser outro: prejuizo para o cliente que muitas vezes nem imagina que o seu som poderia render muito mais. Isso quando não ocorre a queima de amplificadores devido aos cabos subdimensionados ou devido a utilização de falantes com impedâncias diferentes da aceita pelo amplificador, entre outros erros simples porém comuns de se ver.

Se fossemos falar sobre todas as atrocidades comumente cometidas por instaladores de som automotivo, seria necessário um blog somente para isto. Porém, a intenção deste, é justamente agregar conhecimentos sobre o assunto, de forma a ajudar quem pretende instalar um som em seu carro e evitar os maus profissionais.

Nenhum comentário: